sexta-feira, 1 de maio de 2009

Páginas policiais

Serei eu um pervertido "inocente"?
Depois de ler isto aqui, e refletir, é muito provável que você "cole" na minha testa um rótulo de ingênuo ou sonhador; numa permissão ao clichê.
Explicado então vai: acredito no mundo perdido por Adão e Eva, mundo esse de sonho no qual o que realmente tenha valor é a vida; vida em toda a sua plenitude e que seja sinônimo verdadeiro e absoluto de Paz.
Feito este deslocado preâmbulo, vou ao assunto que quero abordar: páginas policiais.
No "meu jornal" elas não existem, embora para chegar às páginas que venham depois, no jornal que vejo todos os dias, meu olhar deslize muito rapidamente sobre elas a tempo de fotografar imagens e títulos dessas matérias.
Novamente eu explico, ou tento, e vou ser mais direto.
Um dia destes um rapaz estava tentando vender-me a assinatura de um jornal. Eu poderia apenas ter dito não, ou melhorado o argumento de que no meu local de trabalho disponho de um exemplar desse diário, e pronto.
Mas, não. Eu disse que estava crescentemente desgostoso com esse tal jornal, e que ao lê-lo não me detinha nas páginas policiais, mas que, mesmo de relance, eu havia notado uma desprezível mudança de paradigma: esse jornal passou a publicar escancaradamente fotografias de corpos humanos abatidos pela violência do dia-a-dia, descartados como se lixo fosse; e que essas páginas haviam se transformado em galeria sórdida de horrores, e desnecessárias no meu entendimento.
O rapaz olhou-me, tendo na face uma escancarada expressão de riso, da qual ainda estou a dever uma interpretação, e me disse:
- Elas fizeram crescer nosso faturamento.

2 comentários:

L&L-Arte de pensar e expressar disse...

GOSTEI DE SEU BLOG PARABENS QUANDO DER VISITE O MEU WWW.PALAVRASARTEBLABLABLA.BLOGSPOT.COM

MENSAGENS AO VENTO disse...

___________________________________

Infelizmente é isso mesmo... A mídia tem interesse em tudo que vende, que chama a atenção... Podemos observar a pouca ênfase que é dada aos acontecimentos felizes...

Beijos de luz!

Zélia (Mundo Azul)

_________________________________